16 Julho 2022
Diversos / BLOG

Conheça 12 projetos com biombos e divisórias para que se possa inspirar!

Que tal separar os ambientes de maneira criativa? Apesar da integração, você pode trazer uma delimitação sutil! Inspire-se!

O biombo pode aparecer de diversas maneiras na decoração. O ambiente social fica muito mais elegante com a utilização esperta do objeto… Tente na sala de estar, sala de jantar ou até no quarto. Gostou das ideias? Confira estas e outras que selecionamos especialmente para si!

1.  Para separar o espaço do closet na suíte máster de um apartamento em São Paulo, as arquitetas Fabiana Silveira e Patrícia Palma, do SP Estúdio, fizeram o armário em L e a divisória de ripas de melamina padrão Nogal Sevilha, da Berneck, parafusada no piso e no tecto. A peça, executada pelo marceneiro SB Castro, tem ainda a função de cabeceira e serve de suporte para a instalação elétrica.

Imobiliárias Figueira da Foz
Foto: Rafael Renzo/Divulgação

 2. A cabana de pescador foi transformada em casa de hóspedes na propriedade do publicitário Wilfredo Gomes. A arquiteta Deborah Cordovil recuperou a construção e integrou todos os ambientes. O banheiro fica “escondido” atrás de um biombo.

Moradias Figueira da Foz
Foto: Lufe Gomes/Editora Globo

3. Trabalho e descanso ficam separados, mas não completamente. Um biombo de madeiracumaru ripada divide o escritório e o quarto. Projeto do arquiteto Flavio Castro.

Apartamentos Figueira da Foz
Foto: Nelson Kon/Casa e Jardim

 4. As três folhas articuladas foram encaixadas entre os vãos, formando um painel. No projeto do paisagista Leo Laniado, a versão tipo biombo dá movimento à peça, que esconde a área de serviço. As ripas de cumaru são encobertas pelas plantas.

Casas Figueira da Foz
Foto: Evelyn Müller/Editora Globo

5. São cada vez mais comuns os projetos arquitetónicos com ambientes integrados. Porém, a cozinha muito aberta pode incomodar. Uma solução rápida e eficaz é colocar um biombo, como fez a decoradora Neza Cesar.

Imobiliária Figueira da Foz
Foto: Marcos Antonio/Editora Globo

6. Em 240 m²,  o arquiteto Marcelo Couto criou uma divisória totalmente original feita pelo pedreiro na obra. “Usei alvenaria de blocos de cimentoleves, chapa argamassa na horizontal e tela de galinheiro com acabamento de massa texturizada pintada de branco”, explica Marcelo. A peça protege a cozinha ao fechar parcialmente a visão do hall de circulação e do living. Divisória totalmente original feita de alvenaria de blocos de cimento leves, chapa argamassa na horizontal e tela de galinheiro com acabamento de massa texturizada. Mesa de jantar do designer Jader Almeida. Cadeiras de Charles e Ray Eames na Artesian.

Moradia Figueira da Foz
Foto: Maíra Acayaba/Editora Globo

7. Neste apartamento, as arquitetas Natasha Frota e Rafaela Lucena, do escritório Garimporio, apostaram num projeto de estilo jovem com elementos industriais. Um deles é a esquadria de aço e vidro que separa sutilmente a sala do quarto, com cama desenhada pelas profissionais. “Colocamos esta porta divisória para manter o clima de loft”, diz Natasha.

Apartamento Figueira da Foz
Foto: Marco Antonio/Editora Globo

8. O designer de interiores Marcel Steiner transformou o biombo de madeira em cabeceira deste quarto. A ideia pode ser copiada independente do material ou cor da divisória, que traz elegância e tonalidade para o cômodo.

Casa Figueira da Foz
Foto: Marcelo Magnani/Editora Globo

9. O projeto do arquiteto Luciano Dalla Marta teve uma particularidade na área do bar: um biombo revestido de camurça com candeeiros de parede. O objeto foi responsável por quebrar a linearidade do espaço, criando novos volumes em segundo plano. Essa extensão do living, revestida com o mesmo tapete, uma espécie de biombo revestido de camurça e arandelas simétricas da Loja Teo, é pano de fundo para a bancada de granito preto que acomoda as bebidas.

Imóveis Figueira da Foz
Foto: Gui Morelli/Divulgação

10. Quarto. Na essência do décor, um minimalismo confortável, um certo luxo contido desde a cama tamanho king até o tapete Aubusson. O biombo chinês pintado à mão esconde a banheira em estilo vitoriano.

Moradia Figueira da Foz
Foto: Greg Cox/Bureaux

11. A divisória translúcida teve como objetivo principal determinar a área do escritório e da sala de estar, fornecendo, ainda, um toque de sofisticação ao living sem perder em luz natural. Projeto das arquitetas Marcela Madureira e Lorenzza Lamoglie.

Imóveis na Figueira da Foz
Foto: Mariana Orsi/Divulgação

12. A intenção de criar o hall social no living do apartamento no Rio de Janeiro levou as arquitetas Cristina e Laura Bezamat a instalar uma divisória em frente à porta de entrada. “A sala era devassada ao abrir a porta, camuflada na parede de freijó. Desenvolvemos o painel de madeira com laca, que define um segundo plano e é vazado para não dar sensação de confinamento nessa antessala”, diz Cristina. Mesa e cadeiras de Jader Almeida na Arquivo Contemporâneo. Luminária Jabuticaba, de Ana Neute para Itens, na Abatjour de Arte.

Imóvel na Figueira da Foz
Foto: Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação

Fonte: Casa Jardim (POR MAYARA ZAGO COM STÉPHANIE DURANTE)