29 Março 2023
Diversos / BLOG

A evolução do imobiliário na última década na Figueira da Foz

A Figueira da Foz é uma cidade costeira, situada na região centro de Portugal, junto à Foz do Rio Mondego, sendo conhecida pelas suas praias e é um importante destino turístico.

A evolução do mercado imobiliário na última década na Figueira da Foz tem sido significativa e segundo a experiência da Imoexpansão Imobiliária, a tendência é para manter.

Nos últimos anos, o mercado imobiliário tem crescido consistentemente. A cidade tem atraído investimentos significativos em projectos turísticos e residenciais de luxo. A construção de novos edifícios tem sido uma tendência crescente, com ênfase em projectos de alta qualidade e reabilitação urbana.

Além disso, o mercado imobiliário tem sido impulsionado pelo aumento da procura por casas de férias e residências secundárias, tanto por parte de Portugueses como de cidadãos estrangeiros, especialmente de países como França, Reino Unido, Alemanha e Holanda.

Os imóveis que mais procurados são para este tipo de investidor são moradias ou apartamentos com vista de mar.

Com a vinda de muitos estrangeiros para Portugal, o arrendamento tanto de apartamentos, como de lojas, tem também crescido muito.

Imoveis Figueira da Foz

No entanto, é importante destacar que a pandemia de COVID-19 impactou significativamente o mercado imobiliário em Portugal, incluindo na Figueira da Foz. Em alguns casos, houve uma diminuição da procura por imóveis, especialmente devido às incertezas económicas causadas pela pandemia.

Apesar dos desafios impostos pela pandemia, o mercado imobiliário na Figueira da Foz tem apresentado um crescimento constante nos últimos anos, principalmente impulsionado por investimentos em projectos turísticos e residenciais de luxo, bem como pela procura por casas de férias e residências secundárias.

De acordo com dados estatísticos, no final de 2011 o preço médio do metro rondava os 955€, enquanto que no final de 2021, o preço médio do metro quadrado rondava os 1438€.
Neste período de 10 anos, o preço médio do metro quadrado, sofreu uma evolução de cerca de 51%.

É importante lembrar que esses dados representam uma média dos preços de imóveis na cidade e que podem variar dependendo do tipo de imóvel, localização e outros factores.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE) de Portugal, a população residente na Figueira da Foz passou de 62.601 habitantes em 2011 para 61.402 habitantes em 2021, o que representa uma diminuição de cerca de 1,9% no período de 10 anos.

Paradoxalmente, por a cidade ser um destino turístico de eleição, o investimento em ‘Alojamentos Locais’ tem sofrido um grande desenvolvimento.

De acordo com a informação fornecida pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, em dezembro de 2021, existiam 751 alojamentos locais registados na cidade. Este número representa um aumento significativo em relação aos 354 alojamentos locais registados em 2019.

Os alojamentos locais são uma forma alternativa de alojamento turístico que tem ganho popularidade não só na Figueira da Foz, mas em todo o Portugal nos últimos anos, inclusive nas zonas rurais.
São estabelecimentos de alojamento temporário que oferecem serviços semelhantes aos hotéis e outras formas de alojamento.

O aumento do número de alojamentos locais pode ser atribuído tanto à crescente popularidade da cidade como destino turístico, bem como ao interesse dos proprietários em rentabilizar as suas propriedades.

É importante notar que o registo de um alojamento local na Câmara Municipal é obrigatório e está sujeito a uma série de regulamentações e requisitos, com o objectivo de garantir a segurança e o conforto dos hóspedes, bem como a protecção dos direitos dos vizinhos e da comunidade local.

Convidamo-lo a vir conhecer a Figueira da Foz, pois é uma cidade encantadora situada na costa de Portugal. Com uma extensa praia de areia dourada, um centro histórico pitoresco e uma gastronomia deliciosa, a Figueira da Foz tem algo para todos. Seja para um fim de semana relaxante ou para umas férias cheias de aventura, não perca a oportunidade de conhecer esta cidade vibrante. Esperamos por si na Figueira da Foz!

Também pode ver e ouvir