22 Abril 2022
Diversos / BLOG

A guerra, os combustíveis e a mobilidade sustentável

No mundo atual, os acontecimentos têm um impacto cada vez mais global. Foi assim com a covid-19, que se tornou uma pandemia. É também o caso da guerra na Ucrânia. Em primeiro lugar e acima de tudo, está a provocar um sofrimento indescritível ao povo ucraniano, que vê o seu país e o seu modo de vida ser atacado e destruído.

Depois e de uma forma indirecta, começam já a sentir-se efeitos negativos um pouco por todo o mundo – o mais imediato e visível é a subida dos preços da energia e, em particular, dos combustíveis.

Notando que a pandemia da covid-19 nos obrigou a acelerar a transição digital poderá perguntar-se: será que esta guerra e a consequente subida do preço dos combustíveis nos fará acelerar a transição do paradigma da mobilidade assente nos combustíveis fósseis (gasóleo e gasolina), para uma mobilidade mais sustentável e mais ativa?

A este propósito, valerá a pena analisar a mudança que teve lugar nos Países Baixos a partir da década de 70 do século passado. Como é que os Países Baixos se tornaram no “país das bicicletas”?

Antes de mais e para enquadramento, salienta-se que a percentagem de população que possui automóvel não é expressivamente mais baixa do que nos restantes países europeus, nomeadamente nos seus vizinhos. Acontece que os holandeses usam o carro de forma diferente.

Para entender esta história de mudança, nada melhor do que a imagem apresentada, que retrata a Rua Haarlemmerdijk, em Amesterdão, ao longo dos tempos (1900, 1971 e 2013).

Historicamente, as ruas sempre foram um local para as pessoas – cafés e lojas abertas para a rua, com esplanadas e bancas no exterior, promovendo a convivência, o comércio, e o lazer. Em 1990, era assim na Rua Haarlemmerdijk. Nota: as diferentes ruas cumprem diferentes funções; por isso, os urbanistas e engenheiros de tráfego classificam-nas como artérias ou distribuidoras principais se a função prevalecente é a de circulação, ou como ruas de acesso local que se dedicam a permitir o acesso aos edifícios e o usufruto do espaço público.

Com o crescimento económico do pós-guerra e um grande desenvolvimento da indústria automóvel, cada vez mais passaram a ter a vontade e a capacidade financeira para adquirir um carro. Assim, todas as ruas, independentemente da sua função, se encheram rapidamente de automóveis. Como estes veículos ocupavam muito mais espaço do que estava disponível, as ruas existentes foram sendo reformuladas para facilitar o fluxo e o estacionamento automóvel e muitas novas vias foram construídas. Foi assim nos Países Baixos, também em Portugal, mas algumas décadas mais tarde, e um pouco por todo o mundo. Em 1971, este era o contexto na rua Haarlemmerdijk.

Na década de 70, dois tipos de eventos vieram alterar a situação e levaram a uma transição para o que conhecemos hoje – “o país das bicicletas”. Em 1973, dá-se a primeira crise do petróleo, que levou a que o seu preço praticamente quadruplicasse. Em Portugal, nos últimos anos, o preço dos combustíveis tem vindo sucessivamente a sofrer pequenos aumentos.

Agora, com o efeito da guerra, o preço sobe consideravelmente semana após semana, havendo já previsões de que possa atingir os 3 euros por litro. Mais do que a instabilidade dos preços do petróleo, o que fez realmente mudar a situação nos Países Baixos foram os trágicos acidentes entre os pesados e velozes automóveis e as leves bicicletas, que as crianças continuavam a usar para se deslocar e para brincar. Gerou-se um movimento da sociedade contra a elevada mortalidade infantil e a exigir maior segurança.

O crescimento massivo desse movimento levou os decisores políticos a promover uma profunda reflexão sobre o modo de vida e de deslocação nas cidades. Depois de experiências iniciais, percebeu-se que era necessário criar uma rede de ciclovias completa, por toda a cidade, e integrada com outros modos de transporte – ou seja, em todas as ruas, e até através de parques e outros locais onde os carros não podem circular. Em conjunto com limitações à circulação automóvel no centro da cidade e em bairros residenciais (limitando a velocidade automóvel a 30 km/h, colocando passadeiras elevadas, e restringindo estacionamento, entre outros) foi possível transformar as ruas e as cidades novamente em espaços seguros e para as pessoas. Hoje em dia, é outra vez assim na rua Haarlemmerdijk.

Por último, saliento que uma mobilidade mais sustentável não implica começar a andar de bicicleta. Antes de mais, deve avaliar-se se viagens de curta distância (para ir ao café, ou à escola) poderão ser feitas a pé, em vez de carro. Depois, deve avaliar-se se é possível evitar certas deslocações (como ir almoçar a casa todos os dias). Com um pouco mais de ambição, na viagem diária casa-trabalho-casa, será possível substituir o carro por transportes públicos ou outro modo?

Fazer esta alteração em apenas um dia, dos cinco da semana de trabalho, corresponde a baixar 20% das emissões regulares! Cada um de nós tem o seu próprio contexto e rotinas individuais e familiares, por isso, terá de ser cada um a perceber como pode, de fato, tornar a sua mobilidade mais consciente e mais sustentável.

O preço dos combustíveis ajuda a esta reflexão!

João Bigotte – Docente de Inovação, Urbanismo e Transportes/FCTUC, in Diário As Beiras (16-03-2022)