23 Junho 2021
Diversos / BLOG

Benefícios de investir em bens imóveis

 

Investimento é mais seguro

O investimento no sector imobiliário é mais seguro do que nos mercados financeiros, que são mais voláteis e susceptíveis a oscilações repentinas e imprevistas.
Para além de mais seguro, apresenta também uma maior rentabilidade, mesmo superior aos dos depósitos bancários.
Um apartamento, moradia, loja ou garagem, rentabilizados no mercado de arrendamento, poderão atingir taxas de rentabilidade brutas anuais a rondar entre os 5 e 6%, o que nenhum outro tipo de activo lhe garante.
Para além disso, realçamos que neste mundo cada vez mais digital, um bem imóvel é real, é físico. Nunca desaparecerá, nem mudará de sítio.
Tal como disse Franklin J. Roosevelt: “Um investimento feito com bom senso, aliado a uma manutenção cuidada da propriedade, torna o investimento imobiliário, o mais seguro do mundo.

Os imóveis e a inflação

Os bens imóveis têm tradicionalmente uma forte ligação com a taxa de inflação.
Quando esta sobe, o preço médio dos imóveis, tem tendência a acompanhar essa subida.
Também o valor das rendas, dos imóveis rentabilizados no mercado de arrendamento, acompanhará essa subida.

Benefícios fiscais

Investir em imóveis oferece também uma maior estabilidade fiscal, comparativamente com outros activos.
Tem também a vantagem de todas as despesas com o imóvel, nomeadamente despesas de Condomínio, IMI e reparações, serem dedutíveis em sede de IRS.
Existem também incentivos fiscais para arrendamentos de longa duração.
Quanto maior for o prazo do arrendamento, mais benefícios fiscais terá o proprietário, o que aumentará a taxa de rentabilidade do investimento.

Planeamento cuidado do seu investimento

Com um planeamento cuidado e criterioso, com a assistência de profissionais experientes e conhecedores do mercado, é possível comprar casas, a bom preço.
Existem boas oportunidades de negócio na Figueira da Foz, principalmente se não recorrer ao crédito à habitação.
Apesar das taxas de juro estarem em níveis historicamente baixos, afectarão sempre negativamente a rentabilidade do seu investimento.
Um ‘pronto-pagamento’ dá-lhe uma melhor posição negocial, especialmente se a propriedade já estiver há algum tempo no mercado.
Apartamentos, moradias e lojas em zonas de grande valorização da Figueira da Foz, tais como, Avenida Marginal, Bairro Novo, Avenida Gaspar de Lemos, Urbanização Sotto-Mayor, se tiverem vista para a praia, rio, marina, ou para o parque verde, serão sempre bastante procurados e disputados por compradores, dando-lhe confiança para efectuar o melhor negócio possível.
Também em zonas residenciais, principalmente perto das escolas e centros comerciais (Alto do Forno e Urbanização da Borloteira), a procura é intensa e dinâmica.
O Mercado tem estado também direccionado para compra e revenda.
Apartamentos ou moradias, bem localizados, com pequenos investimentos de modernização/embelezamento, vão gerar lucros, sem ficarem muito tempo disponíveis no mercado porque se vendem quase de imediato.

É preciso ter muito dinheiro para investir no mercado imobiliário?
A resposta é não.

Se pensa investir, o primeiro e melhor conselho é contactar as imobiliárias locais, com experiência no mercado.
Dependendo da sua intenção de investimento ser para habitação própria ou para segunda habitação, compra/revenda ou rentabilizar no mercado de arrendamento, as imobiliárias têm geralmente em carteira, produtos próprios para cada intenção de negócio.
Como já referido anteriormente, em que estamos num cenário em que os créditos à habitação apresentam condições bastante favoráveis, o mercado apresenta neste momento bons indicadores, para começar a sua caminhada, como investidor imobiliário.
Inicialmente, tudo lhe poderá parecer difícil e complicado, daí a assistência e acompanhamento de um profissional experiente ser crucial para o acompanhar nesta aventura.
Conseguirá um bom retorno dos seus investimentos, iniciando uma parceria sólida e de confiança, com a sua imobiliária de eleição.

Boa Sorte e Bons Negócios!