29 Outubro 2021
Diversos / BLOG

Com o preço da eletricidade a aumentar saiba como poupar nos seus eletrodomésticos

Dicas para evitar surpresas na conta da luz.

 

preço grossista da eletricidade (ou seja, o custo de produção, antes do transporte e distribuição ao consumidor final), no mercado ibérico, atingiu sucessivos recordes no mês de agosto, e que irá ainda ser mais notório a partir de janeiro de 2022, o que acabou por por ter efeitos diretos na fatura de eletricidade do cliente doméstico – além de na taxa de inflação. Por isso, e para evitar surpresas na conta da luz, o melhor mesmo é começar a reforçar as medidas de poupança no uso dos eletrodomésticos da sua casa ou nos equipamentos do seu escritório.

Decidimos contratar apenas eletricidade como serviço de energia para a nossa casa e por essa razão a fatura tem apresentado valores mais elevados. Podem aconselhar-nos sobre como poupar no uso dos eletrodomésticos e dos equipamentos electrónicos?

Um consumidor esclarecido é um consumidor mais atento e que consegue poupar, não só no seu orçamento, mas também no ambiente numa altura em que todos somos chamados a uma vida mais sustentável.

Veja algumas dicas de poupança e sugerimos que visite o site FATURA AMIGA.

Forno elétrico

Apartamentos Figueira da Foz

O consumo elevado de energia do forno elétrico é razão para que se tenha uma utilização mais eficiente do mesmo. Por isso, sempre que possível aproveite a utilização do forno para cozinhar vários alimentos ou refeições ao mesmo tempo. É uma forma simples de aproveitar o calor gerado, poupar energia e tempo na confeção das refeições, porque ao confecionar mais refeições ao mesmo tempo, ganha também tempo para si e para a sua família ou amigos.

Evite abrir desnecessariamente a porta do forno porque cada vez que o faz, perde, no mínimo, 20% da energia acumulada no seu interior.

Formas de as tornar mais eficientes a utilização das suas máquinas de lavar roupa e loiça.

Imóveis Figueira da Foz

A máquina de lavar é dos equipamentos com mais uso nas nossas casas, tendo um consumo de energia muito elevado. É no aquecimento da água que o equipamento consome mais energia.

Assim, nas lavagens do dia-a-dia, se a roupa não estiver muito suja, opte por programas a 30º C ou até 20º C.

O programa a 30º C irá reduzir o consumo de energia em cerca de 60%, comparativamente ao programa de 60º C, por isso use-o sempre que lhe for possível.

Procure utilizar sempre as máquinas de lavar roupa e lavar loiça com a carga máxima. Desta forma, além de estar a poupar energia, consegue também poupar na água, o que não deixa de ser relevante.

Equipamentos eletrónicos

Moradias Figueira da Foz

Nas suas escolhas de compra, prefira os equipamentos eletrónicos com o rótulo ecológico europeu. Os produtos com este rótulo têm um menor consumo de energia durante o uso e em stand-by. Se 5% de todos os computadores portáteis vendidos fossem produtos com o rótulo ecológico europeu, as poupanças de energia poderiam evitar a emissão anual de 11.220 toneladas de CO2.

No caso de ter impressora, opte pela impressão em modo rascunho e a preto e branco. Imprimir deste modo, não só prolonga a duração do tinteiro, como é mais rápido e exige um menor consumo de energia da impressora.

*Se precisar de mais informação ou apoio, contacte: deco@deco.pt; 21 371 02 00. Visita o site DECO.pt 

(Texto elaborado com base na DECO e Contas Poupança, tratado por IMOEXPANSÃO)