12 Outubro 2021
Diversos / BLOG

Conheça algumas dicas de lavagem para ter toalhas mais macias

Adicionar vinagre, não misturar com outras peças de roupa e secá-las à sombra são algumas das dicas que deverá adotar se quer ter as suas toalhas macias por mais tempo.

 

Durante a pandemia, aprendemos que todos os cuidados de higiene são necessários, as tarefas domésticas são ainda mais importantes. E lavar as toalhas não foge à regra. Contudo, caso não as lave corretamente, as toalhas poderão tornar-se cada vez mais ásperas. E quem não adora enrolar-se numa toalha fofa e cheirosa quando sai do banho? Por isso, fique a par de algumas dicas sobre como mantê-las macias, por mais tempo.

Agora que a pandemia está a passar, nada melhor do que continuar a ter toalhas macias, para quando vimos de uma das praias da Figueira da Foz, ou quando chegamos a casa depois de um longo dia de trabalho, nada melhor que aquele banhinho quentinho e uma toalha bem macia para nos acariciar a pele.

Lavar antes de usar.

 Assim que compra as toalhas, deverá sempre lavá-las antes de as usar. Isto porque só assim conseguirá eliminar os resíduos que se acumulam ao longo do processo de fabrico.

Não misturar com outras peças de roupa.

Moradias Figueira da Foz

De acordo com os especialistas em atoalhados, sempre que possível deverá fazer uma máquina de roupa só para toalhas. Desta forma, poderá eleger o melhor ciclo, temperatura e produtos a utilizar sem danificar as outras peças de roupa.

Adicionar vinagre (sim, leu bem).

Ao contrário do que possa estar a pensar, este produto é mesmo o melhor aliado das toalhas de banho macias. Além de não prejudicar o tecido, o vinagre branco que utilizar pode ser de álcool ou de maçã deixa. Basta adicioná-lo na máquina de lavar antes de dar início ao programa escolhido, saliente-se.

Nem todas as pessoas sabem disso, mas utilizar o amaciador na lavagem de toalhas é um grande erro. Mesmo que soe contraditório, se você utilizar o amaciador em excesso (o que inevitavelmente acaba acontecendo depois de algumas lavagens), as propriedades do produto acabam criando uma espécie de camada impermeável sobre a toalha, tirando toda a maciez do tecido.

Por isso, o vinagre é uma ótima alternativa para evitar que isso aconteça. Ao adicioná-lo à lavagem, o ácido presente na substância neutraliza as partículas negativas deixadas pelo sabão na água (da mesma forma que acontece com os produtos amaciadores) – fazendo com que a sua toalha fique macia e fofinha.

Ter cuidado com a centrifugação.

O processo de centrifugação é uma grande ajuda no processo de secagem da roupa. Mas cuidado, pois no que toca a lavar as toalhas é necessário ter atenção a alguns pontos.

Não programe um ciclo de centrifugação demasiado prolongado e recolha as toalhas quando ainda estiverem um pouco húmidas. Depois, deixe-as a secar ao ar livre. Fácil, não?

Secar as toalhas à sombra.

Como referimos no ponto anterior, deve sempre optar por secar as toalhas de balho naturalmente ao ar livre. Todavia isso não significa que deverá expô-las diretamente ao sol.

Outro aspeto a ter em conta recai no facto de que só deverá guardar as toalhas quando estiverem completamente secas. Assim evitará o aparecimento de mau cheiro e mofo.

Guardar as toalhas em local arejado.

A última dica que lhe vamos deixar… para preservar a boa saúde das suas toalhas é guardá-las num local bem arejado. Caso contrário, se estiverem muito tempo fechadas num local sem ventilação poderá dar-se o aparecimento de mofo.