5A extensão da garantia é um prolongamento da garantia legal dada pelo fabricante. Mas, atenção, tem custos e pode não compensar.
Será que a extensão de garantia que lhe é proposta quando compra um electrodoméstico compensa? Sabia que a mesma não dada pelo fabricante, mas sim por uma seguradora?
Hoje vamos tentar reunir os principais pontos a ter em conta antes de tomar a decisão de avançar, ou não, com uma extensão de garantia.
Os electrodomésticos são considerados bens móveis e, por isso, de acordo com o Decreto Lei 84/2021 de 18 de Outubro, têm uma garantia de 3 anos.
Mas, atenção, este prazo aplica-se a compras de bens novos feitas em lojas físicas ou online, ou seja, não se aplica a bens usados nem a compras feitas a particulares.
Esta é uma questão que nem sempre temos em linha de conta, mas quando o electrodoméstico se avaria pode fazer toda a diferença.
O início do prazo de garantia não é a data da compra, mas sim a data em que efectivamente recebe o equipamento. Se na altura em que comprou o electrodoméstico não o levou consigo, então o prazo de garantia inicia-se nessa data.
Se, pelo contrário, comprou, por exemplo, um frigorífico que vai ser entregue posteriormente em sua casa, o prazo de garantia inicia-se após a sua instalação pelo técnico (que pode não ser a data da entrega). Se for o caso, guarde todos os documentos: a fatura, a guia de entrega e o comprovativo de instalação. O prazo inicia-se no que se verificar mais tarde.
Se durante o prazo inicial da garantia o mesmo se avariar, o tempo de garantia é suspenso enquanto o electrodoméstico não estiver nas suas mãos. Mais uma vez, lembre-se que deve guardar todos os comprovativos e certifique-se que estão correctamente datados. Pois pode fazer toda a diferença em avarias posteriores.
Em caso de avaria dentro do prazo de garantia se a solução for receber um outro electrodoméstico tem direito a 3 anos de garantia. Mais uma vez a iniciar quando este lhe for entregue. Guarde consigo o documento que comprove a data e que recebeu um novo electrodoméstico. O prazo começa a contar dessa data.
A garantia inicial é do fabricante. Em caso de avaria dentro do prazo da mesma, será este que se responsabilizará pela sua resolução.
A extensão da garantia inicial é uma proteção extra para além do período obrigatório por lei, mas não é dada pelo fabricante, mas sim por uma seguradora.
Por essa razão, a garantia inicial não tem qualquer custo para si, mas uma extensão de garantia tem.
Em caso de avaria fora do prazo da garantia inicial, mas ainda dentro de prazo da extensão da garantia, é a seguradora que se responsabiliza pela reparação. Mas este processo pode não ser fácil de gerir já que a extensão pode não ser tão abrangente quanto a garantia inicial. Muitas vezes, só oferece suporte em condições específicas.
Assim, antes de decidir fazer a extensão da garantia, deve ponderar o custo e analisar atentamente as condições da mesma.
Lembre-se que as extensões podem ter exclusões ou condições específicas que desresponsabilizam a seguradora de reparar, substituir ou reembolsar o seu electrodoméstico.
Entre as vantagens da extensão destacam-se aspectos como:
– Aumento do prazo de garantia, conferido maior segurança por ter mais tempo de suporte em caso de avaria.
– No caso de equipamentos mais caros, cuja reparação pode ser muito onerosa, diminui custos futuros que teriam de sair do seu orçamento.
Em matéria de desvantagens, importa ter em conta os seguintes pontos:
– Pode não ser correctamente explicada pelo vendedor.
– Não é dada pelo fabricante, mas por uma seguradora.
– Tem um custo, o que encarece o electrodoméstico na altura da compra.
– Muitas vezes difícil de acionar.
– Implica a assinatura de um contrato específico que tem frequentemente exclusões e/ou condições específicas que desresponsabilizam a seguradora da reparação da avaria.
Depende do equipamento em causa, do prazo do prolongamento da garantia e do seu custo.
Compare custo de substituição com custo de extensão
Se for um electrodoméstico barato, como por exemplo uma varinha eléctrica ou ferro de engomar, dificilmente compensa, a menos que o custo da extensão seja muito baixo.
Analise as coberturas
Este é um ponto importante, já que conhecer bem as coberturas pode ser a chave para decidir fazer ou não a extensão da garantia.
Por exemplo, comprou uma máquina de lavar. A extensão proposta foi de 50 €, o que à partida pareceu vantajoso. No entanto, ao ler as coberturas verifica que a mesma só cobre avarias resultantes de quebra de electricidade. O arranjo de qualquer outra avaria é por sua conta. Face a estas condições, pode considerar não valer a pena.
Este é outro ponto a ter em conta. Muitos destes contratos têm procedimentos confusos e difíceis de cumprir, pelo que na altura de acionar pode ser desmotivante e a complexidade pode levá-lo a desistir. Se for o caso, pense 2 vezes se deve fazer a extensão.