05 Agosto 2022
Diversos / BLOG

Saiba como economizar na compra de uma casa

Quando se planeia comprar uma casa, a primeira coisa a pensar é: como conseguir o melhor custo-benefício nessa transação contratual. Além de procurar os melhores preços dentro das opções que mais lhe agradam, existem outras formas que lhe possibilitarão economizar uma boa fatia dessa quantidade investida na procura por um novo lar.

Com o Mercado Imobiliário de Portugal a crescer cada vez mais, muitos procuram mudar-se para o país, para viver ou para investir. Para os que pretendem apenas criar um novo lar, esse crescimento do Mercado significa também o aumento no valor dos imóveis, por isso torna-se importante conseguir poupar o máximo possível. Em seguida, ficam algumas dicas de como gastar menos na compra de uma casa.

Guardar uma quantia específica para o pagamento da entrada

Na hora de comprar um imóvel, muitos procuram um financiamento, e, com o intuito de dividir uma boa parte do valor total, o comprador deverá realizar o pagamento de uma entrada. Economizar para este pagamento adiantado pode mostrar-se um fardo a curto prazo, mas a longo prazo evitará que fique encurralado em juros acumulados.

O valor dessa entrada estabelecida pelas linhas de crédito do mercado imobiliário encontra-se por volta dos 20% do valor total do imóvel.

De facto, entrar na mesa de negociações de compra já com, por exemplo, €: 80.000 na mão (caso o imóvel custe €: 400.000) parece dispendioso, mas no final valerá a pena.

Convém lembrar que é sempre importante o planeamento financeiro, e tente evitar entrar de cabeça com todo o dinheiro da sua conta nesta transação. Além da entrada, é bom planear e conhecer todos os impostos, documentos e comissões a considerar na compra.

Escolha o seu crédito habitação com cuidado

Imobiliárias Figueira da Foz

Caso precise de contratar um crédito habitação, é importante selecionar o que mais se adequa a si. Ou seja, escolher o empréstimo que se ajuste à sua situação financeira, ao tipo de imóvel que procura, assim como à região que pretende.

É preciso também programar os potenciais juros aplicados, e entender a dinâmica da instituição através da qual irá adquirir o empréstimo. Uma dica interessante é pesquisar diferentes instituições e comparar os juros que cada uma cobra, e também descobrir se cobram comissões de abertura de processos de empréstimos, taxas de solicitação de empréstimos, etc.. Isso permitir-lhe-á não só encontrar os melhores valores e fazer uma escolha consciente, como também até negociar com as diferentes instituições.

Peça ajuda de um intermediário experiente e especializado

Pode até parecer contraintuitivo contratar alguém quando se está a procurar poupar dinheiro na compra de uma casa, mas recorrer a um mediador experiente, especializado e de confiança poupar-lhe-á muito tempo, desilusões e dinheiro!

Isto porque ter ajuda de alguém que consiga entender exatamente o que pretende, fará com que não precise de despender esforços desnecessários a procurar o seu local ideal e também ajudará a negociar diversos termos contratuais que talvez nunca tenha ouvido falar, possibilitando uma transação mais segura e financeiramente mais atrativa. Adicionalmente, tratará de todas as burocracias por si, evitando que seja enganado.

Procure o melhor crédito habitação

O custo do crédito pode encarecer em muito o valor da sua nova casa. Na realidade, ao contratar um crédito habitação estará a pagar bastante mais pela sua casa, na medida em que pagará todos os meses uma parte de capital e outra de juros, comissões e seguros. Ou seja, facilmente irá pagar mais 50% ou 75% do que o valor contratado. Logo, escolher o melhor crédito habitação irá ajudá-lo a poupar muito dinheiro na compra da sua casa.

Procure uma casa que não seja totalmente nova

Casas Figueira da Foz

O que é mais caro: ir a um restaurante e pedir um prato feito e aprimorado, ou comprar os ingredientes e cozinhar você mesmo em casa? A resposta é óbvia mas é uma lógica que também se aplica à compra de um imóvel.

O que o ajudará a poupar uma boa quantia na hora de comprar um imóvel é: em vez de escolher um local totalmente remodelado e que já apresente todas as estruturas e aparelhos de sonho, escolha um local que ainda não apresente todas as decorações, estruturas e automatizações que queira, mas que posteriormente pode adicioná-las aos poucos você mesmo. Além de poupar dinheiro, isto fará com que o seu novo lar tenha sido, de facto, personalizado para si e por si.