28 Julho 2021
Diversos / BLOG

Saúde Visual na Era Digital

Uma visão apurada melhora o nosso desempenho na realização das tarefas quotidianas e contribui para o nosso bem-estar geral.

 

Podemos afirmar que a cidade da Figueira da Foz é um colírio natural para os nossos olhos. Com esta rubrica pretende-se consciencializar os leitores para a importância dos cuidados com a saúde ocular e transmitir algumas técnicas que lhes permitam chegar ao fim do dia mais confortáveis com o seu sistema visual. Nas últimas décadas houve um aumento exponencial da tecnologia digital; os ecrãs já fazem parte do nosso quotidiano e diariamente lidamos com computadores, tablets, smartphones, smartwatches, gps, e a pandemia intensificou o teletrabalho e escola virtual.

Casas Figueira da Foz

As nossas crianças estão a fazer uma utilização excessiva da visão de perto e intermédia, provocando um aumento anormal do comprimento axial do olho com consequências preocupantes, sendo a miopia a mais frequente (diminuição da acuidade visual ao longe). Para diminuir esse efeito nas crianças e manter o conforto visual nos adultos, aconselhamos que decorem a regra do 20/20/20. A cada 20 minutos a utilizar a visão de perto, fazer uma pausa e olhar para uma distância igual ou superior a 20 pés (aproximadamente 6 metros), durante 20 segundos. Este processo melhora o relaxamento dos músculos ciliares responsáveis por contrair o cristalino e simultaneamente permite-nos intensificar o pestanejo, melhorando a lubrificação ocular. Se a este hábito, associarmos a utilização de lentes oftálmicas com filtros específicos para a eliminação de parte da luz azul emitida pelos ecrãs, (próxima do comprimentos de onda dos 400nn no espectro do visível), diminuiremos significativamente os sintomas de cansaço ocular, olho vermelho e lacrimejo.

Assim as lentes de última geração desenvolvidas para a utilização excessiva da visão de perto, diminuem o “stress” acomodativo, melhorando o conforto e a eficácia do sistema visual por mais tempo. Importa ainda manter uma boa lubrificação da superfície ocular, para mais nestes tempos em que constatamos um aumento significativo do teletrabalho e das videoconferências, devemos instilar sempre que necessário as lágrimas de conforto como habitualmente são conhecidas.

Além do ganho imediato, aumenta ainda significativamente a perspectiva de melhor qualidade de vida no futuro, uma vez que as patologias oculares associadas a comportamentos de risco, são responsáveis pelas elevadas taxas de sedentarização e dependência resultantes da baixa acuidade visual.

Moradias Figueira da Foz

Faça com regularidade um Check-up no seu Oftalmologista ou Optometrista, estes profissionais vão ajudá-lo a aumentar a longevidade da sua Saúde Visual e a desfrutar das belezas naturais da nossa bela cidade da Figueira da Foz.

 

Imobiliárias Figueira da Foz
Nuno Lopes
(Óptico Optometrista e Presidente da ACIFF)