20 Março 2023
Diversos / BLOG

Será Mito ou Verdade?

Posso e devo abrir janelas quando chove?

Sim, devem-se abrir as janelas, desde que seja seguro e não cause problemas. No entanto, é importante lembrar que ao abrir janelas, evite que a chuva entre em sua casa e danifique móveis e objetos. Além disso, a humidade do ar aumenta quando chove, o que pode fazer com que as superfícies fiquem molhadas e escorregadias, aumentando o risco de quedas e lesões.

Se quiser abrir as janelas durante uma chuva leve para permitir a entrada de ar fresco, verifique se há uma tela de proteção para evitar que a água entre. Se mora num local onde a chuva é frequente e forte, é recomendável manter as janelas fechadas durante tempestades. No entanto, se notar sinais de humidade excessiva em sua casa, como mofo e bolor, é importante garantir a circulação de ar para evitar a formação desses problemas de saúde. Nesse caso, você pode abrir as janelas quando a chuva estiver mais fraca ou após a chuva ter terminado.

Posso ligar o desumificador com plantas em casa?

Sim, pode usar um desumidificador em uma casa com plantas. Na verdade, muitas plantas beneficiam de níveis mais baixos de humidade no ar, especialmente em ambientes fechados. No entanto, é importante lembrar que o uso excessivo de um desumidificador pode prejudicar as plantas, especialmente se estas precisarem de níveis mais altos de humidade.

Se pretender usar um desumidificador numa sala com plantas, é importante estar atento aos níveis de humidade no ar e garantir que estes não baixem do nível necessário para a saúde das plantas. Algumas plantas podem precisar de níveis de humidade mais elevados do que outras, então verifique as necessidades específicas de cada planta.

Além disso, é importante manter as plantas longe do fluxo direto do ar do desumidificador, pois pode secá-las e danificá-las. Colocar as plantas em um local onde elas recebam luz indireta e circulação de ar adequada pode ajudar a evitar danos.

Em resumo, é possível usar um desumidificador em uma casa com plantas, mas convém controlar os níveis de humidade e tomar medidas para proteger as plantas do ar seco.

Apartamentos Figueira da Foz

Posso ligar o desumificador na casa de banho?

Não é recomendável ligar um desumidificador dentro da casa de banho, enquanto toma o seu banho. O aparelho pode se danificar com a humidade excessiva e respingos de água. No entanto, após o banho, deve-se ligar o desumidificador por um curto período de tempo, para remover o excesso de humidade e evitar o crescimento de mofo e bolor. Certifique-se de seguir as instruções do fabricante, sobre como usar e cuidar adequadamente do equipamento.

Moradias Figueira da Foz

Devo pintar paredes após tratamento Anti bolor em casa?

Depende do tipo de tratamento anti-bolor que foi realizado nas paredes. Se o tratamento foi feito com um produto que removeu completamente o bolor e também preveniu o seu reaparecimento, então geralmente não é necessário pintar as paredes.

No entanto, se o tratamento anti-bolor deixou manchas ou danificou a camada de tinta existente nas paredes, então é recomendado pintá-las. Além disso, se as paredes estavam com uma camada muito antiga de tinta ou com muitas imperfeições, pode ser uma boa oportunidade para pintá-las e deixá-las com uma aparência renovada e mais atraente.

De qualquer forma, é importante seguir as instruções do fabricante do produto anti-bolor utilizado e verificar se este recomenda a pintura das paredes após o tratamento. E, se decidir pintar as paredes, certifique-se de que elas estão completamente secas e limpas antes de começar a pintura.

Existem tintas que previnem o valor e quais as melhores tintas a utilizar?

Sim, existem tintas que possuem componentes anti-mofo e anti-bolor que ajudam a prevenir o surgimento destes problemas nas paredes. Estas tintas são especialmente recomendadas para áreas húmidas da casa, como casas de banho, cozinhas, áreas de serviço e caves.

Algumas das tintas que possuem essas propriedades são:

Tinta acrílica: à base de água e pode ser encontrada em diversas cores. Resistente ao mofo e é fácil de aplicar.

Tinta epóxi: à base de resina epóxi, muito resistente à humidade e à proliferação de fungos e bactérias. Indicada para áreas molhadas, como casas de banho e cozinhas.

Tinta emborrachada: possui componentes emborrachados que criam uma barreira de proteção contra a humidade e a proliferação de fungos e bactérias. Recomendada para áreas exteriores, como muros e fachadas.

Tinta anti-mofo: contém substâncias anti-mofo que previnem o surgimento de mofo e fungos nas paredes. Pode ser encontrada em diversas cores e é indicada para áreas húmidas da casa.

É importante lembrar que, mesmo com o uso de tintas anti-mofo e anti-bolor, é necessário manter as áreas húmidas da casa bem ventiladas e secas, para evitar a proliferação destes problemas. Deve seguir as instruções do fabricante da tinta escolhida e preparar adequadamente a superfície antes de aplicar a tinta.

Comprar Casa Figueira da Foz

Estores de janelas danificam-se mais rápido junto à praia?

 

Sim, os estores podem-se danificar mais rapidamente em ambientes costeiros, devido à alta concentração de sal e humidade no ar. Os estores de metal, como os de alumínio, podem ser mais suscetíveis à corrosão em ambientes costeiros, sendo os estores de PVC mais resistentes, sendo estes os mais recomendados. Se optar por lâminas duplas ou reforçadas, estar oferecem maior resistência à humidade e à corrosão. Estes estores também são fáceis de limpar e manter.

Estores de madeira também podem ser utilizados, devendo ser tratados com produtos impermeabilizantes e resistentes ao sal, para garantir a sua durabilidade.

Outra opção são os estores de tela solar, que são projetados para bloquear os raios UV e reduzir a entrada de luz, sendo também resistentes à humidade e à corrosão.

Independentemente do tipo de estore escolhido, é importante escolher um material resistente e de alta qualidade, fazer manutenção regular para garantir a sua durabilidade e funcionamento adequado. Recomendamos que limpe os estores com frequência para remover sujidade e humidade, e evite deixá-los expostos a ventos fortes ou a chuvas intensas.

Como reconhecer uma parede estrutural numa casa?

Uma parede estrutural é aquela que suporta a carga da construção e é essencial para a estabilidade da casa. Para reconhecer uma parede estrutural, devemos seguir os seguintes passos:

-Analisar o projeto da casa: deve ter informações sobre as paredes estruturais.

-Verificar a largura da parede: em geral, paredes estruturais costumam ser mais largas do que as paredes interiores, que geralmente têm entre 10 a 15 cm de largura. Se a parede tiver mais de 20 cm de largura, pode indicar que é uma parede estrutural.

-Verificar a posição da parede: as paredes estruturais geralmente estão localizadas no meio da casa, e correm de um extremo ao outro. Podem também estar situadas em torno de áreas de abertura, como portas e janelas.

-Verificar a construção da casa: se a casa for construída com blocos de cimento, tijolos ou pedras, é provável que as paredes estruturais sejam construídas com o mesmo material.

-Verificar se há portas ou janelas: paredes estruturais geralmente não têm aberturas, como portas ou janelas, pois enfraquecem a estrutura da casa.

É importante lembrar que, se não tiver certeza se uma parede é estrutural ou não, é recomendável consultar um engenheiro civil ou um arquiteto para obter a orientação adequada, antes de fazer qualquer mudança ou renovações na casa. Alterações inadequadas em paredes estruturais podem comprometer a segurança da casa.

Imoveis Figueira da Foz

Como retirar uma parede estrutural de uma habitação?

Se um engenheiro ou arquiteto determinar que a parede pode ser retirada, precisa de seguir as seguintes etapas:

-Desligar a energia elétrica e a água.

-Remover o revestimento da parede (gesso, azulejos, reboco).

-Verificar se há instalações elétricas e hidráulicas dentro da parede. Se houver, é necessário realocá-las ou protegê-las, antes de começar a demolir a parede.

-Faça aberturas no teto: Se a parede estrutural suportar o peso do teto, será necessário fazer aberturas no teto para instalar vigas ou outras estruturas de suporte temporárias. Ajudará a manter a integridade estrutural da casa, enquanto a parede estiver sendo removida.

-Utilizar as ferramentas adequadas e certifique-se que remove toda a estrutura da parede, incluindo as vigas de suporte.

-Instale novas vigas de suporte a substituir a parede que foi removida. Essas vigas devem ser dimensionadas e instaladas correctamente, para garantir a segurança estrutural da casa.

Tenha sempre em atenção que é um processo complexo, devendo ser realizado por profissionais qualificados e experientes, com a devida supervisão de um engenheiro civil ou arquiteto.

Moradias Figueira da Foz

Devo dormir com plantas no quarto?

Depende das suas preferências e do tipo de planta. Algumas pessoas acreditam que dormir com plantas no quarto beneficiam a saúde, pois ajudam a melhorar a qualidade do ar, ao reduzir a poluição. Outras pessoas preferem não dormir com plantas no quarto, pois podem libertar substâncias alérgicas ou tóxicas, que podem causar irritação ou problemas respiratórios.

Se decidir dormir com plantas no quarto, leve em consideração:

-Escolha plantas que são conhecidas por melhorar a qualidade do ar, como aloe vera, lírio da paz, samambaia, espada-de-são-jorge, pois são boas purificadoras de ar.

-Certifique-se de que a planta não é tóxica ou liberará substâncias alérgicas que possam prejudicar sua saúde.

-Evite plantas que requerem muita luz ou água, pois podem interferir na qualidade do seu sono.

-Limpe as folhas regularmente para evitar acúmulo de poeira e sujidade.

-Coloque a planta em um local que não obstrua a circulação de ar e não interfira na qualidade do seu sono.

No geral, dormir com plantas no quarto pode ser benéfico para algumas pessoas, mas é importante escolher as plantas certas e manter uma boa higiene, para garantir um ambiente saudável e seguro.

Qual a diferença entre T0 e T1K?

T0 ou ‘estúdio’ é um apartamento pequeno, geralmente com apenas uma divisão que serve como quarto, sala de estar e cozinha, com casa-de-banho separada. É uma opção popular para pessoas que vivem sozinhas, ou casais sem filhos.

T1K, por outro lado, é um apartamento com um quarto, casa de banho e cozinha e sala em conceito aberto.