22 Julho 2020
Diversos / BLOG

Transforme a sua casa em inteligente e poupe eletricidade

 

As casas inteligentes ou domóticas cada vez mais estão presentes no nosso dia a dia tanto pelo conforto e segurança que oferecem, como pela tecnologia que nos facilitam a vida. Com a domótica, é possível controlar à distância tudo aquilo que faz parte do seu lar. Além de lhe dar muita comodidade, também lhe pode ajudar a poupar na conta da luz.

Sabe o que é a domótica?

A domótica faz referência aos sistemas automáticos de uma casa ou um edifício, e que atribui um conjunto de elementos que ajudam ao nosso bem-estar e poupança através da gestão de energia, segurança e comunicação.

Estes elementos são então, possíveis de serem controlados, de acordo com a nossa vontade,  já que são totalmente integrados graças às redes de comunicação internas e externas, com ou sem cabos, e que podem ser controladas, remotamente, com um smartphone, tablet ou computador bastando que tenha internet em casa.

Como instalar um sistema de domótica em casa?

Para a devida instalação, deve ter um colocado um gateway residencial, pois é isso que lhe vai permitir transformar a sua casa em inteligente. Este dispositivo funcionará como um painel de controlo gerindo tudo aquilo que estiver automatizado.

Domótica e a poupança de eletricidade

Poupança energética

Ao ter um controlo total dos seus eletrodomésticos, vai conseguir poupar na eletricidade. Com o controlo domótico da iluminação ou do ar condicionado, 70% do consumo de energia pode ser aproveitado da melhor forma. Saiba também que através do sistema domótico vai poder controlar também a iluminação, adaptando-a dependendo da variação da luz solar ou da área da casa.

Se por alguma razão sair de casa, e se se tiver esquecido de ter apagado as luzes ou o ar condicionado, pode desligá-los ou ajustar determinada temperatura estando às compras no supermercado.

Por outro lado, podemos colocar de forma automática, o “ligar/apagar” das luzes e ativar o sensor de detecção de presença em cada parte da casa, para que funcione apenas quando exista a presença de alguém. Pode ainda automatizar o aquecimento ou as janelas, persianas e toldos.

Programe ainda os eletrodomésticos para que entrem em funcionamento nos horários onde a eletricidade seja mais barata.

Poupança e gestão do gás natural e da água

Com a domótica também é possível a implementação de sistemas de controlo de possíveis falhas que coloquem em causa a nossa segurança. No caso do gás, os sistemas domóticos detectam fugas de gás préviamente, evitando desperdícios e situações mais graves.

Se o sistema de ar condicionado for a gás, pode ajustar a temperatura desses equipamentos de acordo com as suas preferências, esteja onde estiver.

Conseguirá poupar água já que também é possível controlar a quantidade de água que sai pela torneira, e ainda emite avisos em caso de fugas no abastecimento.

Hoje em dia já pode ser instalado um sensor de humidade e chuva que de forma automática active o sistema de rega e as regue quando necessário.

Vantagens da domótica em relação sistemas tradicionais

  • A curto prazo, com a domótica, irá verificar a elevada poupança energética que conseguirá através deste sistema;
  • Alto nível segurança que nos oferece ao detetarem fugas de água e gás e incêndios;
  • Poupa tempo e dinheiro ao mesmo tempo que lhe oferece comodidade e tranquilidade no lar;
  • Capacidade de controlarmos a nossa casa a distância através das câmaras de vigilância com o nosso smartphone;
  • Através dos comandos de voz também se pode interagir com pessoas dentro e fora de casa.

A domótica, com o seu leque interminável de vantagens, veio contribuir, e muito, para a nossa vida e ainda para a nossa carteira!